Modernize seu banheiro com pequenas mudanças

Publicado em 10/08/2023

Compartilhe:

Descubra como pequenas mudanças podem fazer toda a diferença na hora de modernizar o seu banheiro. Saiba mais!

Sua casa é o seu refúgio. É o lugar para onde você quer voltar no fim do dia e se sentir confortável. Isso é algo que você lutou muito para conquistar, por isso é importante que seja um ambiente do jeito que você gosta, com todas as características que contribuem para o seu bem-estar.

O banheiro tem participação essencial nisso, principalmente para que você possa aproveitar melhor todos os espaços e deixar a sua casa com a sua cara, com o seu estilo.

Por isso, vamos ter dar algumas dicas de como mudar o visual do seu banheiro. Com pequenas mudanças, você pode obter resultados incríveis. Bora conferir?

Revestimentos e cores

Já sabemos que esse é um ponto extremamente importante para qualquer cômodo, não é? Quando se fala em cor para o banheiro, o mais comum na hora de decorar é manter os tons neutros, como branco e bege. Porém, isso não é uma regra, a utilização de cores claras. É possível escolher outras cores, de acordo com o estilo do projeto e deixar o espaço com muito mais personalidade. Se a ideia é ser mais ousado e moderno, a dica é usar cores intensas, como laranja, preto, amarelo, vermelho e roxo.

Outro ponto que exige atenção são os revestimentos. Por ser impermeável, acessível e fácil de encaixar, a cerâmica é sempre uma das melhores opções. Há também o mármore e as pedras naturais. Nesse caso, você terá que investir um pouco mais e encarar uma limpeza um pouco mais elaborada, já que são materiais porosos. Por isso, se você fizer questão de utilizá-los, reserve para eles as soleiras e as bancadas.

Há materiais, porém, que não são aconselháveis em banheiros. A madeira natural, por exemplo, exige muita manutenção em ambientes molhados, perdendo o brilho e a aparência original rapidamente. E mesmo com cuidado redobrado, ela pode apodrecer em contato com a água. Outro material que não se adapta muito bem aos banheiros é o piso vinílico, que pode descolar com muita facilidade quando molhado.

Um cuidado importantíssimo que também deve ser levado em conta nessa fase é a segurança. O ideal é que nas áreas molhadas a peça utilizada no piso seja menos escorregadia e mais aderente, prevenindo contra possíveis quedas.

Iluminação 

Escolher a iluminação adequada é fundamental para quem deseja criar um ambiente moderno e muito agradável. Para isso, antes de escolher onde ficarão as lâmpadas, vale muito a pena levar em consideração a luz natural. Explorá-la da melhor maneira possível vai permitir que você clareie mais o espaço, otimizando o uso de outros recursos para iluminar o seu banheiro durante o dia.
 
Para aproveitar essa luz, aposte em tijolos de vidro, janelas amplas, portas transparentes e espelhos. 

Feito isso, é hora de definir as lâmpadas. A recomendação é que você dê prioridade para as frias, que proporcionam bastante claridade. Seus formatos e intensidades devem combinar com os acabamentos, as texturas e as cores do cômodo, de maneira geral. Já para pontos de luz, o ideal são as lâmpadas quentes, que criam uma atmosfera mais aconchegante, estimulando o relaxamento.

Você também pode optar por ter iluminação dentro do box, o que é cada vez mais uma tendência. Para isso, use spots que podem ser embutidos e espalhados por todo o teto.

Para o espelho, você tem a opção das arandelas, que ficam ao lado do espelho, fornecendo uma luz indireta mais suave, parecida com a luz de um abajur, ou então das fitas de led, que podem ser aplicadas em todo o contorno do espelho ou apenas na parte de cima ou de baixo. Elas são baratas, fáceis de instalar e estão disponíveis em diversos tons e potências.

Acessórios e metais

Quando se fala em metais, vale especificar que se trata de torneiras e misturadores, chuveiro, ducha higiênica e acessórios, mas também dos componentes do sistema hidráulico, como registro, válvula de escoamento, sifão e kit de instalação da bacia sanitária ou da pia.

Os cromados são clássicos, e sempre estarão presentes. Mas você tem a possibilidade de escolher peças com design contemporâneo e seguindo as tendências, que apontam também para outras cores, como o preto e o grafite. Os metais dourados já não são mais tão usados, cedendo espaço para o rose gold e o ouro velho.

Uma regra, porém, é fundamental: o design dos metais deve ser coerente com o design das louças. Se ela for mais retrô, ou mais clean, os acessórios também devem ser.

Detalhes e decoração

Para caprichar nos detalhes, a dica é usar objetos decorativos no banheiro, pois eles ajudam a transformar o ambiente sem gastar muito. São muitas possibilidades, como tapetes antiderrapantes, pequenos quadros em paredes de destaque, bandejas, prateleiras e nichos, dando aquele toque a mais que faz a diferença no resultado final. 
 
O próprio espelho, que é um objeto útil, também pode ser um elemento decorativo. Há diferentes alternativas de espelho, como os redondos, que podem ser instalados acima da bancada e cuba da pia, e também há a opção de instalar espelhos em toda a parede, seja acima da bancada ou do teto ao piso. Há vários estilos de decoração, então abuse de sua criatividade!

Dicas práticas e econômicas

Há pequenas coisas que você pode mudar, e que custam pouco, que acabam contribuindo para ter um novo banheiro, muito mais moderno.
Uma delas é trocar todos os seus produtos, como cremes e shampoos, de embalagem, colocando-os em potes neutros. Isso deixa o banheiro mais clean e mais bonito.

Plantas e flores também são ótimas opções, pois dão vida ao ambiente. Mas atenção: prefira sempre plantas que se desenvolvem bem em locais mais úmidos.

Nichos e adesivos também caem muito bem, dependendo do projeto e do espaço disponível, é claro.

Pequenas mudanças, grandes resultados

Mesmo que o processo de modernização do banheiro seja simples, e que você mesmo possa fazer muitas das mudanças necessárias, é provável que, em algumas delas, você necessite de ajuda. Nesse caso, lembre-se sempre de contratar profissionais qualificados e de confiança. Isso certamente fará grande diferença. Temos muitas ideias para seu banheiro planejado moderno!

Última dica: Evite exageros. Muitas vezes, transformar pequenos detalhes é o suficiente para obter o resultado que você espera. E se precisar de mais alguma orientação, entre em contato com a Italínea mais próxima de você. Ficaremos contentes em lhe ajudar a montar seu banheiro com móveis planejados.

Artigos relacionados

5 ideias de decoração para banheiros
Estruturas metálicas componíveis: quais as suas vantagens na decoração?
3 Dicas para deixar seu banheiro cheio de estilo

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.