Transforme sua Lavanderia com Móveis Planejados

Publicado em 21/08/2023

Compartilhe:

Móveis planejados para lavanderia: Sua transformação completa começa aqui. Veja como criar um espaço único!

O mais comum, quando se fala em móveis planejados, é pensar em soluções para a cozinha, os dormitórios, o banheiro e a sala. Esses são os ambientes clássicos onde se costuma usar esse tipo de móveis, com excelentes resultados, deixando a casa mais prática, bonita, aproveitando melhor os espaços, com o toque pessoal de quem mora nela.

Há, porém, um espaço da casa que geralmente fica esquecido, e onde os móveis planejados, sim, podem fazer grande diferença. Estamos falando da lavanderia. Isso porque é lá que muitas vezes há bastante coisa para guardar, como produtos de limpeza, por exemplo, e onde a rotina precisa ser organizada.
 
Veja algumas dicas sobre o assunto e descubra a importância de ter móveis planejados em sua lavanderia.

Armários e prateleiras

Na lavanderia, antes de mais nada, é preciso ter muito espaço disponível para guardar coisas. E essas coisas têm características diferentes, o que interfere em como os armários e prateleiras devem ser.

Nos armários inferiores, por exemplo, você vai guardar baldes, panos de limpeza e objetos que tenham um peso maior.

Para produtos que oferecem um maior risco à saúde caso estejam ao alcance de pets ou crianças, recomenda-se o uso de armários aéreos. Outra vantagem desse tipo de armário é que ele fica mais à altura da mão de uma pessoa adulta, tornando-se mais ergonômico.

As prateleiras e nichos também não podem faltar, pois são muito úteis para guardar alguns objetos de uso mais frequente, como ferro de passar e prendedores de roupa. E você também pode aproveitar esses espaços para colocar algum item de decoração, pois além de ser um espaço funcional, a sua lavanderia também pode e deve ser um lugar bonito e agradável.

Bancadas de trabalho

Outra opção bastante funcional e bonita para o seu projeto de lavanderia planejada é a bancada.

Nesse caso, é importante lembrar que, independentemente do tamanho do material escolhido, a instalação deve ser executada com altura entre 80 a 90 cm. Dessa forma você também agrega a ergonomia, já que a bancada ficará exatamente na altura de suas mãos.

Quanto ao material, recomenda-se o granito, uma pedra natural mais resistente e com um custo menor. O granito não é homogêneo e é o mais utilizado nas bancadas de cozinha, lareira e lavanderias, devido à sua resistência.

Varal de roupas

Principalmente para quem mora em apartamento, ou seja, grande parte da população das grandes cidades, a área de serviço, que abriga a lavanderia, costuma ser também o local para estender as roupas.

Nesse caso, para espaços pequenos, a melhor opção é o varal de teto. Além de não poluir visualmente, ele vai tornar mais prática a secagem das roupas, sem obstruir a circulação. Então é importante que ele já seja incluído no projeto da sua lavanderia planejada.

Área VIP para roupas

Provavelmente você tem algumas peças ou conjuntos de roupas que precisam de um cuidado especial. Então por que não prever, já na hora de fazer os móveis, uma área específica para pendurar roupas delicadas ou itens que precisam secar sem amassar. Ela pode, por exemplo, contar um cabideiro, sempre respeitando o espaço disponível e, é claro, deixando um espaço essencial para a circulação.

Espaço para máquina de lavar e secar

Máquinas de lavar e de secar são um elemento de grande importância na lavanderia. Salvo raras exceções, ninguém mais abre mão desses equipamentos que facilitam, e muito, o nosso dia a dia.

Mas como toda tecnologia, é preciso ter cuidados com ela para que não apresente defeitos, muitas vezes ocasionados por estar exposta ao contato com outros produtos.
Além disso, costumam ser equipamentos relativamente grandes, ocupando uma área significativa.

Então, que tal fazer um armário para embutir a máquina de lavar e secar? Além de protegê-las, o espaço da sua lavanderia fica mais otimizado e o ambiente fica mais clean e aconchegante. Mas não se esqueça de deixar alguns centímetros entre a máquina e a parede dos móveis.

Tanque ou pia

O tanque não entrou em desuso, como muita gente pensa. Ele continua sendo um item de grande importância para os serviços realizados na lavanderia da casa.

Muitas peças não podem ser lavadas na máquina porque podem estragar. É aí que o tanque entra. Para a limpeza dos calçados, também, o tanque torna-se bastante útil.
Os tanques de cerâmica costumam ser os mais tradicionais, de grande resistência e durabilidade. Como se trata de um material mais pesado, é necessária uma coluna de apoio para evitar que o tanque caia.

Há também os tanques de plástico, material de baixo custo e de fácil instalação. Por ser mais leve, não precisa de suporte e pode ser instalado diretamente na parede.
Agora, se você estiver com disponibilidade para investir um pouco mais, o tanque de inox é uma excelente opção, por ser mais elegante e sofisticado. A instalação desse tanque exige uma cola especial e ele deve ficar longe de produtos abrasivos que possam danificar, manchar ou arranhar o inox.

Detalhes funcionais

A lavanderia é essencialmente um local de trabalho. Portanto, a inclusão de detalhes funcionais pode tornar o dia a dia muito mais prático, sem interferir no design do projeto.

Suportes para vassouras, aspiradores de pó e ferros de passar, ganchos para pendurar panos de limpeza ou aventais, e até mesmo cestos para separação de roupas sujas são soluções que se encaixam muito bem no espaço que você está planejando.

Pequenos detalhes fazem a diferença

Na maioria das vezes, você não precisa fazer uma grande revolução na sua lavanderia para obter os resultados que espera. São os pequenos detalhes na organização e no aproveitamento do espaço que fazem a verdadeira diferença.
 
E para que tudo funcione bem, é importante ter bastante atenção na hora de escolher os materiais. Eles devem ser adequados para resistir à umidade e ao uso constante. E, claro, contar com um profissional que lhe auxilie no projeto.

Fora isso, é deixar a criatividade e o bom gosto falarem mais alto. E, sempre que precisar, conte com a Italínea.

Artigos relacionados

Como otimizar espaço em um apartamento pequeno
Lâmpadas de filamento na decoração
Dicas para escolher as cores certas para a sua casa

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.